Saiba o que é neurocirurgia pediátrica e os problemas que ela pode  resolver



A Neurocirurgia é uma especialidade da medicina que se ocupa das doenças que acometem o sistema nervoso e que podem ser resolvidas com cirurgia. No caso da neurocirurgia pediátrica, são procedimentos voltados às crianças e, portanto, o principal diferencial da especialidade é a qualificação da equipe: são neurocirurgiões, anestesistas e intensivistas que passam por treinamentos especializados nesta faixa etária.
Veja abaixo alguns procedimentos comuns da neurocirurgia pediátrica:

Cirurgia de Epilepsia
Durante uma convulsão, partes do cérebro costumam receber uma explosão de sinais elétricos anormais, que interrompem temporariamente a função elétrica normal do cérebro. A cirurgia é uma das formas de controlar a parte do cérebro causadora da convulsão.

Malformação de Chiari
Existem quatro tipos de malformações de Chiari, que é um tipo de defeito cerebral que ocorre na parte detrás da cabeça. A cirurgia pode aliviar o desconforto e a pressão na coluna
vertebral.

Craniossinostose
Na craniossinostose, os ossos na cabeça do bebê se fundem antes do que deveriam. Às vezes, os ossos fundem antes do bebê nascer, resultando assim em um formato de cabeça anormal. Uma neurocirurgia pediátrica pode resolver a questão.

Rizotomia Dorsal Seletiva Espasticidade
Quando uma criança tem rigidez e/ou dificuldade ao caminhar como um resultado de uma paralisia cerebral, pode sofrer por conta da espasticidade. Neste caso, tratamentos específicos da neurocirurgia pediátrica podem ajudar a solucionar o problema.

Fontes:
Hospital Pequeno Príncipe
Hopkins Medicine